Muffins de aveia e laranja
Uma das minhas principais preocupações é conseguir fazer lanches saudáveis para o miúdo levar para a escola. Por ele levava sempre a mesma coisa, fruta e bolachas. Agora ainda para facilitar resolveu que já não gosta de iogurtes …. isto não é nada fácil. Assim fizemos estes Muffins de aveia e laranja.
No fim de semana perguntei-lhe se queria fazer uns Muffins de laranja para levar para o lanche e ele disse que se fosse igual ao bolo de laranja da avó que sim. Eu então resolvi tentar fazer a versão melhorada desse bolo trocando quase todos os ingredientes menos a laranja. O pior que poderia acontecer seria ele não gostar mas até me safei bem.
Para fazer estes muffins inspirei-me no livro Lanches saudáveis, melhor aprendizagem da Ana Garcez. Este é um livro que recomendo vivamente, assim como o seu mais recente livro Refeições saudáveis todos os dias. Ambos cheios de comida saudável e muitas sugestões do que fazer e como para podermos dar uma alimentação melhor a toda a familia.

Muffins de Laranja e aveia
Ingredients
- 90 g Farinha de aveia
- 2 ovos
- 10 g açucar de coco
- 50 g leite vegetal
- 1 laranja
- 1 Chocolate preto 70% para a cobertura
Instructions
- Pre aquecer o forno a 180º
- Numa taça juntar o leite com os ovos e bater
- Juntar depois a farinha, o açucar e o bicarbonato de sódio.
- Aqui podemos fazer de 2 maneiras, juntar as raspas de laranja e o sumo ou juntar a laranja num processador de comida com a massa e triturar.
- Levar ao forno em pequenas formas cerca de 30m
- Levar o chocolate ao micro-ondas em intervalos de 20 segundos numa potencia maxima mexendo bem em cada intervalo. Este processo deve terminar antes do chocolate estar completamente derretido e depois mexer muito bem até ficar completamente liquido, mais ou menos 5 minutos.
Notes