Como temperar chocolate

Aprender a temperar chocolate é uma coisa que pode assustar algumas pessoas, mas depois de perceber o processo, torna-se muito fácil. Então para quem gosta de chocolate, seja para o comer ou para trabalhar, depois de ver os resultados é mesmo muito bom.

Já tinha falado aqui como conservar o chocolate, agora vamos aprender como o utilizar.

Trabalhar com chocolate é uma verdadeira arte e ciência, que como qualquer outra não é assim tão complicada uma vez que se perceba a técnica.

Para temperar o chocolate temos que ter em conta o tipo de chocolate, se é de chocolate de Leite, chocolate Negro ou chocolate Branco e saber identificar os vários estados porque que passa com as diferentes temperaturas.

Seja qual for o tipo de chocolate, este tem que ser temperado antes de o podermos trabalhar para que fique com um aspecto brilhante, crocante e não derreta nas mãos.

A forma mais simples de temperar chocolate é usar o micro-ondas.

Este processo consiste em levar o chocolate ao micro-ondas em intervalos de 20 segundos numa potencia maxima mexendo bem em cada intervalo. Este processo deve terminar antes do chocolate estar completamente derretido e depois mexer muito bem até ficar completamente liquido, mais ou menos 5 minutos.

Ao mexermos bem, esta mistura de chocolate totalmente derretido com o que ainda não derreteu completamente, vai diminuir a temperatura e criar o processo de pré-cristalização, que necessitamos para que o nosso chocolate fique bem temperado.

O ideal será usar um termômetro para verificar se temos a temperatura certa antes de começar a trabalhar com ele mas se não tivermos também não é essencial.

Os diferente tipos de chocolate também precisam de diferentes temperaturas, assim para que fique perfeito o chocolate Negro deve estar entre os 31º e 32º, o chocolate de Leite entre os 30º e 31º e o chocolate branco entre os 28º e 30º.

Um factor que também vai fazer muita diferença é a qualidade do chocolate que utilizamos, se comprar-mos daquele chocolate de pepitas próprio para trabalhar normalmente indica na embalagem a temperatura de cristalização e devemos usar essa. Os resultados aqui vão ser completamente diferentes em termos da facilidade em trabalhar o chocolate e o aspecto que ele vai ter no final.

Se nunca experimentaram usar pelo menos uma vez um chocolate mais profissional, experimentem que vale muito a pena.

Podem ver este processo nos ovos de chocolate, na cobertura destes deliciosos donuts e destes snacks de banana, e nestes bombons de manteiga de amendoim.

O resultado é assim, um chocolate brilhante e delicioso ;)

Espero que este post ajude a tirar as vossas duvidas e qualquer questão que ainda tenham, é só deixar um comentário.

 

Share: