Trufas de chocolate e Biomassa de Banana verde

Biomassa de Banana verde, algo que já tinha encontrado em algumas receitas mas que nunca percebi bem o que é, e por isso nunca utilizei. Descobri agora no delicioso livro da Joana Moura, Simples e Saudável.

Este livro, Simples e Saudável, já me veio parar às mãos faz algum tempo mas só agora consegui dar-lhe a devida atenção e por isso estou também só agora a partilha-lo.

E ele merece mesmo toda a atenção! Não é apenas um livro de receitas mas uma espécie de bíblia da alimentação saudável.

Ela começa por explicar o porque das alterações que devemos fazer na nossa vida e apresenta uma lista de mudanças a fazer antes de começar a usar o livro, seguida de todas a explicações necessárias, algumas delas bastante cientificas sobre tudo o que se passa no nosso organismo.

A primeira parte deste livro da-nos uma verdadeira aula sobre o funcionamento interno do nosso corpo e como ele é positiva ou negativamente afectado pela nossa alimentação.

Consegui finalmente perceber o que é o processo de inflamação do nosso corpo, tanta vezes falado, e como o evitar.

A verdadeira diferença entre ter fome ou vontade de comer. A importância das hormonas e como as regular. Os nutrientes nos alimentos, macro nutrientes e micronutrientes. O que são prebióticos, fermentados e probióticos. Todas as ferramentas para fazer uma mudança alimentar positiva e duradoura. Técnicas para cozinhar os alimentos da melhor forma e ainda uma lista de essenciais para ter na despensa e no frigorífico bem como a organização de toda a semana.

Trufas de chocolate e Biomassa de Banana verde apenas com 4 ingredientes

Depois disto tudo, sim tem um conjunto de maravilhosas receitas para todas as refeições, e sim apesar de ser saudável inclui molhos e doces ( muitos com chocolate ) :)

Voltando à nossa Biomassa de banana verde afinal o que é ? É um prebiótico! E o que é um prebiótico ?

Os prebióticos são o alimento de que as bactérias boas necessitam para se multiplicarem e para que o intestino funcione bem. E o nosso bem-estar geral depende da saúde do nosso intestino.

As bactérias boas estimuladas com alimentos prebióticos vão-se tornar cada vez mais poderosas no combate às bactérias más.

Confesso que antes de ler o livro da Joana Moura já tinha ouvido falar de Biomassa de Banana verde mas não de prebióticos nem sabia para que servia. Ouve-se falar muito mais de probióticos que são algo diferente, mas também relacionado com o mesmo equilíbrio do intestino ( está tudo muito bem explicadinho no livro).

Biomassa de banana verde (BBV)  regula o funcionamento intestinal, aumenta a imunidade, promove o controlo da glicemia, colesterol e saciedade. Beneficia a saúde em geral. O resultado é um puré neutro, sem saber a banana e não é doce, por isso pode ser utilizado como ingrediente funcional em molhos, maionese, pães, bolos ou trufas ( que temos aqui na receita ).

Vamos então primeiro fazer a BBV e depois utiliza-la numas trufas de chocolate saudáveis.

Trufas de chocolate e Biomassa de Banana verde apenas com 4 ingredientes

Trufas de chocolate e Biomassa de Banana verde apenas com 4 ingredientes

No ratings yet.

Autor:
Ingredientes
  • 6 bananas verdes
  • 4 colheres de sopa de cacau cru
  • 4 colheres de sopa de óleo do coco
  • 4 colheres de sopa de mel ( No livro diz Xilitol )
  • Flor de sal
Preparação
  1. Lave bem as bananas verdes com casca.
  2. Ferva água na panela de pressão e coloque as bananas verdes com casca e assegure-se que ficam cobertas.
  3. Feche a panela e coza durante 8 minutos.
  4. Quando cozinhas, retire da panela, tire a polpa da casca triture tudo ainda quente.
  5. Se pretender uma base mais liquida pode juntar um pouco de agua e voltar a triturar.
  6. Deixe arrefecer e retire 180g de biomassa para utilizar na trufas ( também pode fazer no dia anterior e reservar).
  7. Misture a biomassa com os restantes ingredientes e leve ao lume médio mexendo sempre cerca de 10 minutos, até começar a descolar um pouco.
  8. Deixar arrefecer no frigorífico cerca de 30 minutos.
  9. Depois de frio enrolar em bolinhas.
  10. Passar depois as bolinhas por cacau cru, coco ralado ou frutos secos a gosto.
Notas
A biomassa dura entre 3 a 5 dias dentro de um frasco de vidro no frigorífico ou 3 meses congelada.
Estas trufas não ficaram muito doces, eu só tinha cacau e para quem não aprecia muito pode ficar demasiado forte, aconselho por isso a experimentar com coco.
Nutrition Information
Serving size:10 Calories:0

 

Trufas de chocolate e Biomassa de Banana verde apenas com 4 ingredientes Trufas de chocolate e Biomassa de Banana verde apenas com 4 ingredientes 

 

 

 

Share: