Folar de chocolate a mais
Eu gosto muito de folar, mas não de um qualquer. Para mim folar só há o Algarvio, mais concretamente o folar de olhão. Que este ano ficou lá longe e então tive que por mãos à obra e fazer o meu Folar de chocolate a mais.
Sim … aquele cheio de açúcar e canela e meio mal cozido por dentro e que é assim uma maravilha mas que se formos ver a receita …. pois … a coisa já não é assim tão maravilhosa.
Inspirei-me na receita original, retirei ou tentei substituir alguns ingredientes que são menos bons e nem tenho em casa.
Fiz uma mistura de farinhas e juntei a erva doce e a canela que não pode faltar e claro que tinha que juntar um pouco de chocolate a mais e então o folar também levou cacau cru.
Aqui o segredo para o sucesso acho que foi mesmo a massa que ficou super fofa, completamente moldável e elástica.
Este não é completamente sugar free, sinceramente apetecia-me fazer mesmo um mais tradicional e por isso usei açúcar amarelo.
Mas é Pascoa, vamos relaxar, comer coisas boas e que nos aquecem a alma. Apesar deste ano não podermos cumprir tradições o importante é estarmos todos bem.

Folar de chocolate a mais
Ingredients
- 300 g Farinha de trigo
- 200 g Farinha de espelta
- 100 g Farinha de amêndoa
- 6 g Fermento de padeiro seco
- 100 ml Leite vegetal (usei de soja)
- 100 ml Água
- 150 g Açúcar de coco ou amarelo
- 2 ovos
- 1 colher de sopa Manteiga
- 1 Anis estrelado
- 1 Colher de chá de canela
- 1 Colher de chá de erva doce
- 1 Pitada de sal
- 1 Laranja ( sumo + raspas )
- qb Cacau cru ( para o recheio )
- qb Açucar amarelo ( para o recheio )
- qb mel e canela ( para a cobertura )
Instructions
- Numa taça junte as farinhas com o açucar, a canela, a erva doce e misture.
- Leve ao lume o leite com a estrela de anis até ficar morno.
- Retire a estrela de anis, separe um pouco do leite morno para uma chávena e junte o fermento de padeiro. Este procedimento vai activar o fermento.
- Bater os 2 ovos numa taça e juntar às farinhas
- Em seguida juntar também o leite, o leite com o fermento, a agua o sumo da laranja e as raspas de laranja e a manteiga amolecida. Juntar uma pitada de sal
- Amassar a massa até ficar consistente. Pode ser à mão, numa batedeira ou robot de cozinha.
- Deixar a massa repousar e levedar durante algumas horas, cerca de 3 ou 4 horas deverá ser suficiente para aumetar um pouco o volume.
- Numa superficie lisa, eu usei papel vegetal, espalhar um pouco de farinha e esticar a massa em forma de um rectangulo. Espalhar um pouco de açucar amarelo, canela e cacau cru.
- Dobrar a massa pelo lado maior como está na imagem e voltar a cobrir com um pouco de açucar amarelo, canela e cacau cru.
- Dobrar as pontas maiores até ao centro como mostra a imagem e voltar a cobrir com um pouco de açucar amarelo, canela e cacau cru.
- Enrolar como se fosse uma torta e fazer um caracol.
- Por com o papel vegetal o rolo com a forma do caracol virada para cima e espalhar mais um pouco de açucar e canela por cima. Levar ao forno pré aquecido 180º
- Deixar cerca de 45m ou 1h até que comece a crescer e a ficar cozido. Nessa altura pincelar toda a parte de cima com o mel e a canela para que fique caramelizado.
Notes
Anjo de Mel
Hmm, q bom! A fazer, com certeza! Bjinhos e uma Doce Páscoa :)
Šara
Anjo de MelBeijinhos e uma Páscoa feliz :)