Substitutos do açúcar

Substitutos do açúcar

É inegável o excesso de açúcar que consumimos hoje em dia e que está mesmo presente em todo o lado. Como qualquer outra coisa, tudo o que é em excesso é mau para a saúde e por isso, sem cortes radicais, na minha opinião, quanto menos o consumirmos e conseguimos substituir por outra coisa, melhor.

Apresento aqui alguns Substitutos do açúcar que são alternativas naturais que já tenho utilizado em receitas e que resultam muito bem.

É bem verdade a guerra aberta que existe contra o açúcar, a qual eu pessoalmente não concordo pois sempre fui contra fundamentalismos, até porque nunca sabemos o que está por trás das noticias e das intenções das grandes industrias no que toca a estas “modas”, mas como tudo, no que pudermos moderar o seu consumo fará certamente melhor à saúde.

O grande problema do açúcar está mesmo no consumo excessivo já que é refinado, não tem quantidades significativas de nutrientes e ainda recebe aditivos químicos no seu processo de industrialização. O seu uso é hoje em dia excessivo e está presente em todo o lado, mesmo em alimentos que nunca pensaríamos conter açucar.

Fiz alguma pesquisa e junto com informações que fui recolhendo em conversas e livros, deixo aqui um resumo das alternativas saudáveis e naturais ao açúcar refinado.

Geleia de arroz

É um doce não refinado, obtido por processos enzimáticos a partir do grão de arroz. É o adoçante preferido na cozinha macrobiótica.

Purê ou sumo de Maçã

É o substituto ideal para ser utilizado em bolos pois dá bastante doce sem alterar muito o sabor.

Mel 

Energético e rico em antioxidantes é considerado um antibiótico natural, ainda assim bastante calórico e deve apenas ser utilizado cru pois ao utilizar em algum prato cozinhado perde nutrientes.

Xarope de Acer

É também um adoçante natural que contem propriedades antioxidantes e anti-inflamatorias, sendo a alternativa vegan ao mel.

Tamaras Medjool

São uma forma saudável de adoçar e deixam uma textura muito macia. De baixo índice glicemico este fruto é um adoçante natural, é muito doce e tende a equilibrar o açúcar no sangue.

Stevia

Adoçante natural e sem calorias que não altera o nível de açúcar no sangue, mas em excesso pode ter um sabor meio amargo.

Açúcar de coco

De baixo índice glicemico ainda assim é bastante calórico mas substitui facilmente o açúcar refinado.

Açúcar mascavado

É obtido das primeiras extrações da cana, por isso possui menos calorias e mais minerais sendo que é muito melhor que o açúcar branco por não ser refinado. Dá um sabor meio a caramelo o que é bom em bolos de chocolate.

Açúcar Amarelo

Está entre o açúcar mascavado e o açúcar branco, pois é um pouco refinado mas sem receber aditivos químicos.

Agave

É um adoçante natural, que apesar de conter um baixo índice glicémico acaba por ser um engano pois é muito processado e refinado, tendo também um alto conteúdo em frutose. Se o produto for Geleia de Agave Cru é mais saudável pois é menos filtrada.

Eu também estou ainda a conhecer cada um destes ingredientes Substitutos do açúcar, pelo que a informação aqui pode ir sendo alterada e actualizada com base em novos conhecimentos.

Share: