Empadas de couve-flor

Empadas de couve-flor

Uma coisa que adoro são livros de culinária, e nos últimos tempos a minha coleção aumentou bastante mais no sentido de livros de alimentação saudável, que é o que ando agora a investigar. Fiquei por isso bastante entusiasmada quando este livro me veio parar às mãos.

As receitas do Fator PH  é um livro com mais de 150 receitas rápidas e fáceis de preparar seguindo os princípios da dieta alcalina.

E o que é uma dieta alcalina?? É um plano alimentar que consiste na manutenção do equilíbrio ácido-base do organismo através da alimentação, privilegiando o consumo de alimentos alcalinizados em detrimento dos alimentos acidificantes. Uma dieta alcalina fornece ao nosso corpo o equilíbrio que ele necessita para um bom funcionamento e até mesmo para a perda de peso.

“Ingerir alimentos que nos tornem mais alcalinos e menos ácidos ajuda a eliminar as toxinas do corpo e a reforçar o sistema imunitário, bem como melhorar a digestão dos alimentos e, consequentemente, a absorção dos nutrientes pelo organismo”, explica Rita Boavida na introdução do livro.

Aqui podemos encontrar receitas de todo o tipo, desde pratos doces, salgados, snacks, bebidas, sopas, entradas, saladas, molhos e claro … sobremesas!

Este livro ajuda a substituir o consumo de alimentos acidificantes pelo consumo de alimentos alcalinos, com receitas nutricionalmente equilibradas, adaptadas a todas as dietas, sejam elas isentas de produtos de origem animal, de lactose ou de glúten, e no final do livro podemos encontrar ainda um plano alimentar mensal com sugestões de refeições.

Empadas de couve-flor

Não estou a fazer esta dieta mas este livro é uma boa fonte de informação sobre alimentação e o funcioamento do nosso organismo bem como uma boa fonte de inspiração para receitas no nosso dia-a-dia.

Prova disso é esta maravilhosa receita de Empadas de couve-flor que adaptei do livro. Não esta bem igual, pois alterei pequenas coisas para ficar mais a meu gosto mas a base da ideia está lá.

Empadas de couve-flor
3.33/5 (3)
Autor:
Ingredientes
  • 1 couve-flor (cerca de 350g)
  • 2 colheres de sopa de farinha ( usei de espelta, na receita original diz de tremoços )
  • 2 colheres de sopa de cenoura ralada
  • 2 ovos
  • especiarias ( usei pimenta preta, açafrão e gengibre da Margao)
  • qb queijo fresco ( usei o aromatizado da Montiqueijo)
  • 1 cebola
  • qb sal
  • qb coentros
  • 1 colher de chá óleo de coco
Preparação
  1. No copo da bimby junte a cebola, o alho, pique 5 Seg / Vel. 5. Reserve
  2. Picar a couve flor na bimby 15 seg vel 4 seguido de 5 seg vel 6.
  3. No wok saltear a cebola e o alho picado em óleo de coco ou azeite.
  4. Juntar a couve-flor e temperar com as especiarias. Saltear durante cerca de 10 minutos até ficar cozinhada e reserve.
  5. Numa taça bata os 2 ovos, junte a cenoura e o queijo e tempere com um pouco de sal e pimenta. junte depois a farinha e misture bem.
  6. Numa forma de queques pincelar com óleo de Coco e forrar com a massa de couve-flor deixando um buraco no meio para rechear.
  7. Junte depois a mistura de ovo para rechear e feche com uma camada da massa de couve-flor.
  8. Leve ao forno pré aquecido a 180° cerca de 30/ 40 minutos, até ficar dourado.
Notas

Estas quantidades deram para 6 empadas como está na foto.

Nutrition Information
Serving size:10 Calories:0

Empadas de couve-flor

Empadas de couve-flor

Empadas de couve-flor

Empadas de couve-flor

Empadas de couve-flor

Empadas de couve-flor

Empadas de couve-flor

Esta saladinha que acompanhou as empadas são os maravilhosos Biovivos.

Podem encontrar o livro aqui.

 

Share: