Brownies de beterraba e chocolate

Brownies de beterraba e chocolate

Resolvi fazer uma brincadeira e de cada cabaz de legumes da Courelas do monte que me chega, escolho um legume ou fruto para investigar sobre ele. O primeiro escolhido foi a beterraba! E claro que depois de tanto já me terem passado brownies de beterraba pelos olhos mas nunca ter experimentado nenhum, resolvi fazer a minha versão de Brownies de beterraba e chocolate.

E acreditam que são uma maravilha e ainda assim isentos de gluten e de açúcar?

Já qui tinha feito uns brownies saudáveis de batata doce, que ficam com uma textura mais suave. Adaptei um pouco essa receita e com algumas alterações fiz estes que ficaram completamente diferentes mas igualmente deliciosos.

A beterraba é uma raiz rica em antioxidantes e minerais, com poderes anti-inflamatorios, desintoxicantes e purifica o sangue. É também recomendada para situações de anemia, devido à riqueza em ferro e ácido fólico.
As suas folhas tambem são bastante nutritivas, podemos corta-las em pequenos pedaços e cozinha-las como se fossem espinafres.

É um alimento bastante versátil, podendo ser consumido cru, grelhado, cozido ou assado, mas para mim a melhor forma é mesmo esta …

Brownies de beterraba e chocolate

Como cozer a beterraba? É demorado pois ela é bastante rija. Pode levar mais de 2 a 3 horas ao lume ou 40 minutos na panela de pressão por isso levem isso em consideração quando pensarem fazer estes brownies. Deve lavar a casca para limpa-la mas mão remove-la pois faz com que a cor se perca na agua.

Brownies de beterraba e chocolate
5/5 (3)
Autor:
Ingredientes
  • 200g de chocolate preto Pantagruel Stevia ou outro 70% cacau ( fica mais apuradinho )
  • 250g de beterraba cozidas ( cerca de 3 pequenas ou 2 medias )
  • 150g de amendoas torradas
  • 3 ovos
  • 10 tamaras
  • 2 colheres de sopa de mel
  • 1 colher de sopa de oleo de coco
  • 2 colheres de sopa de cacau cru
  • 1 colher de chá de fermento royal
Preparação
  1. Pré-aqueça o forno a 180 °C.
  2. Escorra e descasque as beterrabas cozidas e coloque-as no copo com as tâmaras e programe 10seg/vel5. Se começar a ouvir um barulho diferente na maquina é porque ficou tudo colado ao copo, abra a tampa e volte a juntar tudo com a espátula para ajudar a triturar.
  3. Em seguida junte os ovos, o mel, o oleo de coco e programe 20seg/vel4
  4. Para terminar junte as amendoas, o chocolate, o cacau, o fermento e programe 30 seg/vel 4, parando a meio para ajudar a misturar tudo e não ficar colado nas paredes do copo.
  5. Espalhe a mistura num tabuleiro quadrado e leve ao forno cerca de 20 a 30 minutos.
  6. Retire do forno e deixe arrefecer um pouco antes de cortar para ser mais facil e ficar direitinho
Notas
Utilizei uma forma quadrada de 21 x 21 cm.
Pode-se juntar duas colheres de vinagre na água das beterrabas para que mantenha a sua cor vermelha.
Nutrition Information
Serving size:10 Calories:0
Brownies de beterraba e chocolate Brownies de beterraba e chocolate Brownies de beterraba e chocolate  Brownies de beterraba e chocolate Brownies de beterraba e chocolate Brownies de beterraba e chocolate Brownies de beterraba e chocolate

Share: