Gratinado de bacalhau com puré de batata doce

Gratinado de bacalhau com puré de batata doce

Hoje venho partilhar uma receita maravilhosa de Gratinado de bacalhau com puré de batata doce e espinafres que fiz no workshop da Parmalat.

É bem verdade que defendo e prefiro utilizar ingredientes caseiros e tenho aqui uma receita maravilhosa de molho bechamel caseiro com leite vegetal mas a verdade é que há dias em que simplesmente não apetece, ou não temos tempo nem disposição. E nesses dias sabe mesmo muito bem pegar num pacote de molho bechamel e usar.

E nada melhor do que utilizar uma marca que claramente se preocupa com a qualidade dos seus produtos, os seus consumidores e as tendências. Nesse sentido a Parmalat acabou de lançar o novo molho béchamel isento de glúten, para que as pessoas que são verdadeiramente intolerantes ou as que preferem apenas não consumir glúten tenham opções. Este foi o molho que utilizamos neste receita para gratinar e tenho a dizer que fica uma maravilha. Também experimentamos as novas natas sem lactose numa pavlova que fiquei sem palavras para a descrever…. mas vejam as fotos porque as imagens falam por si.

Este workshop decorreu na Lisbon Cooking Academy, um espaço maravilhoso, com 2 chefs muito simpáticos e que nos receberam lindamente, ajudaram a cozinhar todos os pratos e esclareceram todas as nossas duvidas. O menu foi elaborado por eles e não poderia ter sido melhor.

 

O prato que partilho agora com voces, para mim foi uma verdadeira surpresa. Eu que adoro batata doce nunca tinha imaginado junta-la a bacalhau e não é que a combinação ficou divinal?

Vejam então a receita, deliciem-se e se a fizerem partilhem connosco para saber se gostaram :)

Gratinado de bacalhau com puré de batata doce
5/5 (2)
Autor:
Ingredientes
  • 800g de bacalhau desfiado
  • 200g de espinafres em folha
  • 4 batatas-doces laranjas
  • 500ml de Béchamel Isento de Glúten Parmalat
  • 100g alface variada
  • 4 dentes de alho picados
  • 2 folhas de louro
  • 5 colheres de sopa de azeite
  • Sal a gosto
  • Pimenta a gosto
  • 9 colheres azeite extra virgem (para o vinagrete)
  • 3 colheres de vinagre de vinho madeira
Preparação
  1. Pré-aquecer o forno a 180oC.
  2. Numa panela com água a ferver escalde os espinafres e reserve.
  3. Lave as batatas-doces e coloque-as no forno com a casca ainda molhada, cozinhe durante cerca de 30min.
  4. Num tabuleiro de forno coloque o bacalhau, os espinafres, o alho picado e as folhas de louro. Tempere com o azeite, o sal e a pimenta a gosto. Envolva bem e leve ao forno durante cerca de 20min.
  5. Quando a batata estiver assada, descasque e faça puré da mesma sem adicionar qualquer ingrediente (no robot de cozinha ou passe-vite).
  6. Coloque uma camada de puré por cima da mistura de bacalhau.
  7. Por último coloque uma camada de Béchamel Isento de Glúten Parmalat e leve ao forno por 20min.
  8. Sirva com salada temperada com vinagrete de vinho madeira, colocando numa taça o azeite e o vinagre, emulsionando bem com varas.
Notas
Nesta receita talvez apenas acrescentasse ali um pequeno ingrediente … Eu que sou muito viciada em queijo também acho que espalhava ali por cima um bocado de queijo da ilha ralado :) que acham? Quando fizer em casa esta receita vou experimentar.
Nutrition Information
Serving size:10 Calories:0

 

 

 

 

Share: