Granola caseira

Já ando há tanto tempo para tentar fazer uma Granola caseira que nem sei…

Sendo uma coisa tão simples e tão mais saudável que as de compra não consigo perceber como é que não fiz isto antes. Mas como diz o ditado “mais vale tarde que nunca” finalmente decidi-me a por mãos à obra, fui buscar os ingredientes que mais gosto e esta granola ficou deliciosa, saudável e sem açúcar.

Fazer granola é perfeito para limpar as prateleiras de restos das embalagens de sementes e frutos secos, que andam as vezes por ali sem destino.

Basicamente, a granola é uma mistura de cereais com sementes e frutos secos, com um adoçante para ligar e  vai ao forno. A gosto pode levar fruta desidratada e chocolate.

Eu estranhamente fui logo experimentar fazer Granola caseira de chocolate :)

Ingredientes:

granola-caseira-1

4 chávenas de flocos de aveia
2 chávenas de frutos secos (usei amêndoas laminadas, avelas, nozes)
1 chávena de sementes (sesamo, girassol, linhaça, pevides de abobora)
3 colheres de sopa de mel
3 colheres de sopa de oleo de coco
1 colher de sopa de cacau em pó Pantagruel
100 g de pepitas de chocolate preto ou chocolate preto partido em pedacinhos

Preparação:

granola-caseira-1-4

Misture tudo numa taça, primeiro tudo o que é seco e sem seguida espalhe bem o mel e o oleo de coco, mexendo bem com cuidado para que não fiquem apenas bolas de mel, espalhe bem por toda a taça.

Leve ao forno a 150º durante cerca de 20 minutos. Remexer e dar uma volta em toda a granola e levar ao forno por mais 15/20 minutos, até ficar tostada a gosto.

granola-caseira-8

Isto só posso dizer que ficou delicioso, ainda não me arrisquei a fazer os overnight oats mas apenas com iogurte ficou divinal ;)

granola-caseira-10

Isto ou levar para o trabalho para ir petiscando durante o dia ;)

granola-caseira-11