Um fim de semana alternativo em Lisboa

Um fim de semana alternativo em Lisboa

A Feira Alternativa, o primeiro e maior evento nacional de Terapias alternativas realizou-se este fim de semana em Lisboa.

É uma feira onde podemos encontrar um pouco de tudo relacionado com bem-estar, desenvolvimento pessoal e terapias complementares. Entre expositores com venda e informação sobre os mais variados produtos, encontram-se cristais, cosmética natural, artesanato, plantas, alimentação natural e produtos biológicos. Também é possível encontrar e realizar Terapias de Coaching, Reflexologia, Acupuntura, Yoga, Tai Chi e Chi Kung, aulas e workshops de Feng Shui, Aromaterapia e Taças Tibetanas.

Junto com todas as experiências que se pode viver por ali também podemos assistir uma série de palestras, workshops e show cookings, existindo também um espaço dedicado às crianças.

Andei por ali no fim de semana a tentar ver e absorver o máximo de experiências e conhecimento e digo-vos que vale mesmo muito a pena.

No primeiro dia limitei-me a passear pelo espaço, só por si bastante agradável no Parque de Jogos 1º de Maio do INATEL. Passei por todos os expositores, conversei com alguns, recebi algum conhecimento sobre cristais e vim com 2 deles, lindos! No primeiro dia não cheguei a visitar os expositores de comida pois estava com o objectivo muito concreto de ouvir a Sofia Batalha falar sobre Feng Shui, o espírito local, e adorei,  a Sofia Batalha é uma pessoa inspiradora e conseguiu mesmo transportar-nos para um outro mundo para nos mostrar e fazer ver o que realmente é o Feng Shui.

Quando terminou, já era de noite e deixei-me guiar por um som maravilhoso que se ouvia um pouco ao longe. Assim fui parar ao Templo do somum espaço fantástico onde mais uma vez nos tentam transportar para outro mundo através de uma Terapia de som. Este foi sem duvida o meu espaço preferido, onde no dia seguinte também encontrei aulas de Yoga com sons pelo Planeta Azul em que qualquer pessoa podia participar. É sem duvida um espaço que vale a pena visitar e aproveitar tudo. Fiquei com muita pena de não conseguir experimentar no dia seguinte BreathOut Ginástica Meditativa mas não consegui ir a essa hora.

Não podia perder também o Show Cooking “Cura pela Alimentação” pelo NutriChef Duarte Alves. Falou muito sobre a importância da agua na nossa vida e de um equilíbrio na alimentação. A alimentação alcalina e o seu equilíbrio para o bem estar do organismo e prevenção de doenças. A extrema importância de escolhermos produtos locais, pois não faz sentido comprar produtos que nos chegam passado meses de colhidos e que viajaram km para chegar até nós, e da época, pois a natureza sabe bem o que faz e se os produtos nos são apresentados em determinada altura é porque é nessa altura que faz sentido consumi-los e não guardar para meses depois.

Passando para a zona da comida, e se chegaram até aqui na leitura vão ver que vale a pena, experimentei e conheci algumas coisas novas.

Nessa zona havia uma grande variedade de produtos, na sua maioria saudáveis, com muitas opções vegan. E havia depois os expositores de algumas marcas em que deu para experimentar uma série de produtos dos quais já tinha ouvido falar e estava bastante curiosa.

Não podia deixar de passar pela Nutural, a manteiga de amêndoa do Algarve! Infelizmente não deu para provar, mas imagino que só possa ser uma maravilha. Ainda tenho aqui um casa um abastecimento por isso não comprei nenhuma, mas para a próxima vou experimentar.

Um dos primeiros onde parei foi na VeganChee. São produtos de origem 100% vegetal e biológicos, tem uns queijos que parecem mas não são queijo. É uma alternativa vegetal, preparada com sementes de sésamo muito parecido com um queijo seco normal. Experimentei também os “iogurtes” gostei muito de um deles, o outro nem por isso e a textura é um pouco diferente. Descobri também uns cremes para barrar probiótico de caju que adorei.

A Evervegan que já há muito tinha lido sobre os seus produtos tinha um expositor enorme e cheio de produtos para experimentar. Com grande simpatia explicavam vezes sem fim todos os ingredientes dos produtos que ali estavam para experimentar a quem tivesse curiosidade. Eu fui uma delas e provei quase tudo :) Eles tinham desde de Húmus deliciosos, uma massa com um molho de tomate divinal, snacks, natas 100% vegetais e uma das minhas descobertas preferidas que foram uns molhos para bolos à base de coco e um leite de coco condensado!! aiiiii !!!.

Outro Expositor que não podia deixar de visitar, a Biosamara. Tem dos meus superalimentos preferidos e todos os produtos são crus, ou seja, não cozinhados ou aquecidos a temperaturas superiores a 45o C para que todas as sua enzimas, minerais e vitaminas permaneçam intactas e possam ser facilmente assimiladas pelo nosso organismo.

No final final ainda tive tempo para voltar a comer um maravilhoso gelado vegan que se servia por lá e para conhecer os doces de Cherovia.

Eu adorei a feira e a experiência, espero sem duvida voltar no próximo ano. Por ai alguém mais foi?

Gostariam de uma review de alguns dos produtos de que falei?

Saibam mais sobre a Feira alternativa AQUI.

 

Share: