Marmelada caseira

O outono a chegar é tempo de fazer doces e utilizar os frutos da época. A Marmelada é sem duvida um daqueles doces caseiros que verdadeiramente adoro, e que a minha mãe tão mas tão bem faz todos os anos!

Eu resolvi desta vez tentar fazer, por piada e ver se me consigo sair bem. Na minha primeira tentativa de fazer Marmelada caseira partilhei a primeira receita do post, na segunda tentativa usei a bimby, por isso editei o post e voltei a publicar acrescentando a versão bimby.

 

Marmelada caseira
Autor:
Ingredientes
  • 800g de Marmelos
  • 500g de açúcar amarelo
  • 1 pau de canela
Preparação
  1. Descasque os marmelos, limpe-os e corte-os aos quartos.(Quase desisti nesta parte… são difíceis de descascar como tudo).
  2. Guarde as cascas e as pevides se quiser posteriormente fazer geleia.
  3. Coloque ao lume um tacho ou uma panela com água e, quando esta estiver a ferver, junte os marmelos cortados.
  4. Logo que estejam cozidos, tire-os da água e coloque-os a escorrer num passador, não deixe escorrer muito, para que a marmelada não fique muito dura.
  5. Passe a polpa com a varinha mágica, junte cerca de 3/4 do peso dos marmelos em açúcar.
  6. Coloque ao lume, mexendo sempre com uma colher de pau. Aqui é preciso ter algum cuidado pois a marmelada começa a salpicar.
  7. Quando levantar fervura, deixe ferver um pouco mais até fazer estrada (descobri que é quando se mexe e dá para ver o fundo do tacho durante uns segundos).

Na Bimby

  1. Descasque os marmelos (mais ou menos, pode retirar apenas as partes mais estragadas e o caroço), limpe-os e corte-os aos quartos.
  2. Guarde as cascas e as pevides se quiser posteriormente fazer geleia.
  3. No copo da bimby deite uma colher de sopa de agua, os marmelos e junte cerca de 3/4 do peso dos marmelos em açúcar amarelo e o pau de canela, cozinhe 30m / 110º / colher inversa .
  4. Retirar o pau de canela, colocar a tampa e o copo e cobrir com um pano de cozinha para evitar salpicos e triturar 1 min / vel 5-6-7 e depois 20 seg vel 8. Deve ficar um pure muito cremoso.
  5. Para apurar a marmelada cozinhe mais 10 min., vel. 1, temp. 100º
  6. Se gostar da marmelada mais rija para cortar as fatias cozinhe mais cerca de 10 minutos.
Notas
A receita original de marmelada leva a mesma quantidade de açúcar como de marmelos. Para mim fica demasiado doce (nem a minha mãe faz isso) e por isso comecei a tentar diminuir e a ultima que fiz tinha metade do peso dos marmelos em açúcar e ficou deliciosa. A próxima que fizer vou reduzir ainda mais a ver até onde posso ir e não perder o doce.
Acho que foi a redução de açúcar que também deve ter feito com que a cor ficasse mais clara, ou então deveria ter cozinhado mais um pouco…
Nutrition Information
Serving size:10 Calories:na

Marmelos

Tacho com marmelada

Marmelada caseira

Potes com Marmelada caseira

 

Share: