Doce de abóbora e marmelos
Adoro cozinhar com produtos da época, e tinha ali uma abóbora e marmelos. Não me consegui decidir sobre qual usar para fazer doce, se um doce de abóbora com nozes ou marmelada. Então vai que resolvi misturar os dois, e fazer um Doce de abóbora e marmelos.
Usei esta minha receita de doce de abóbora e adaptei um pouco, juntamente com esta receita de marmelada. Alterei alguns ingredientes e saiu este Doce de abóbora e marmelos maravilhoso e um pouco diferente do habitual.
Esta é uma optima sugestão já para prepararmos algumas prendas de Natal e podemos aproveitar para usar os frascos que vão ficando vazios e perdidos por casa. Eu sou suspeita porque guardo todos a pensar que um dia os vou usar ou vão fazer falta, e então esta é uma optima maneira de os utilizar. Podemos ter vários formatos e decorar ao nosso gosto.
Como adoçante utilizei açúcar de coco e por isso o doce ficou com esta cor um pouco escura. Podem utilizar outro adoçante como mel, tâmaras ou mesmo açúcar amarelo e vai ter um resultado diferente.
Doce de abóbora e marmelos
Ingredients
- 400 gr Abóbora
- 2 Marmelos
- 300 gr Açúcar de coco ou outro adoçante a gosto
- 2 Paus de canela
- qb Sumo de meio limão
- qb Nozes
Instructions
- Pré-aquecer o forno a 180º
- Coloque a abobora e os marmelos cortados às fatias num tabuleiro e leve ao forno durante cerca de uma hora salpicados com canela em pó (opcional)
- Depois de retirar do forno retire a casca da abobora e dos marmelhos e junte tudo com o açucar e a canela num tacho e deixe cozinhar um pouco em lume brando mexendo sempre.
- Por fim coloque tudo num liquidificador ou triture com a varinha magica.
Na bimby
- No copo colocar a abóbora cortada aos quadrados e o açúcar e triturar 15 seg / vel 5.
- Junta-se os paus de canela e os marmelos cortados em pequenos cubos e programar 30 min / 110º / vel 1.
- Se ainda estiver muito líquido, programe mais 10 min, na mesma velocidade e temp.
- Retirar os paus de canela e triturar 30 seg / vel 5-6-7 e depois 20 seg vel 8 se preferir mais cremoso.
- Entretanto esterilizar os frascos deixando ferver os frascos e as tampas numa panela com água suficiente para cobrir tudo. Depois retirar os frascos e deixar escorrer um pouco.
- Com os frascos ainda quentes encher com o doce, fechar bem o frasco e virar para baixo para criar vácuo.
Notes