Como conservar e armazenar o chocolate

1771Agora que chegou finalmente o calor surge sempre a duvida que penso que será partilhada por todos os que tem algum chocolate armazenado em casa. Qual a melhor forma de guardar o chocolate?

Recebi recentemente uma grande quantidade de chocolate Pantagruel e por isso tentei perceber a melhor forma de o guardar.

Resolvi investigar um pouco e depois tirei todas as duvidas que ainda tinha no workshop de chocolate e as conclusões não deixam de ser surpreendentes.

Ao contrario do que se pensa não é boa ideia guardar o chocolate no frigorifico, é alias o pior lugar onde o podemos guardar pois a manteiga de cacau vai se separar da massa e subir para a superfície do chocolate criando aquelas linhas brancas que as vezes aparecem no chocolate. Isso não significa que o chocolate esteja estragado apenas não está bonito, se o derreter ele volta ao normal. O chocolate também é bastante sensível a odores e humidade absorvendo com muita facilidade o cheiro daquilo que o rodeia, por isso também o frigorifico é má ideia assim como junto de algum produto que liberte algum tipo de cheiro.
Sendo o chocolate um produto sensível ao calor, umidade e luz o seu sabor e aparência podem por isso ser modificados caso haja a mudança brusca nestes fatores.

O chocolate deve então ser armazenado num local seco, sem luz e a uma temperatura entre os 15ºC e os 18ºC. E onde é que isso se encontra em nossa casa durante o verão? Não há! A despensa será a melhor opção embrulhando a barra de chocolate (sem a tirar da embalagem) em papel prata e película aderente, para tentar que mantenha a temperatura e não absorva odores.

 

Vejam mais no Instagram - @chocolateamais e no Facebook aqui