Como fazer ovos de chocolate caseiros

ovos de chocolate caseiros

Fazer ovos de chocolate caseiros na verdade não tem grande mistério mas tem 2 segredos que são a chave para o sucesso. Sem volta a dar, para termos um bom resultado ao fazer ovos de chocolate caseiros precisamos de um chocolate de boa qualidade para trabalhar e de saber tempera-lo. Com estas duas coisas é garantido que vamos ter uns ovos com um chocolate brilhante e estaladiço.
Já tínhamos feito bombons de chocolate mas nunca tínhamos experimentado fazer ovos de chocolate caseiros. Posso dizer que para primeira experiência o resultado foi muito bom.

Vamos então aprender a temperar chocolate …

fazer ovos de chocolate caseiros

Eu fiz ovos pequenos mas se quiserem fazer daqueles enormes é exactamente da mesma maneira, só a forma é diferente, e deverá demorar talvez um pouco mais para secar.

Como fazer ovos de chocolate caseiros

5/5 (1)

Autor:
Ingredientes
  • qb de pepitas de um chocolate de boa qualidade ( fiz a olho e usei chocolate preto 60% cacau )
Preparação
  1. Para temperar o chocolate, levar as pepitas ao microondas em intervalos de 20 segundos varias vezes e mexendo bem entre cada intervalo até que restem apenas algumas pepitas ainda não totalmente derretidas.
  2. Mexer bem até o chocolate ficar perfeitamente liquido e brilhante.
  3. A temperatura a que o chocolate está quando o utilizamos é muito importante para termos um chocolate brilhante e crocante por isso o ideal é termos um termômetro para garantir que a temperatura ronda os 31º se for chocolate preto e os 30º se for chocolate de leite. Também é possível sem termômetro, porque ao retirar do microondas antes do chocolate estar completamente derretido, a mistura dessas pepitas com as que se encontram já derretidas vai fazer com que ele fique na temperatura certa e cria a cristalização.
  4. Uma vez o nosso chocolate bem temperado espalhamos pela forma, de maneira a cobrir toda a superfície do ovo e batemos com ela na mesa para sair o ar, idealmente deverão começar a aparecer umas bolhinhas de ar.
  5. Aqui depois temos duas possibilidades…
  6. A primeira é deixar secar assim os ovos que foi o que eu fiz, mas a camada depois fica muito fina e é mais difícil para colar as duas metades,
  7. A segunda é virar a forma ao contrario e esperar um bocado para o chocolate secar. Quando já estiver bem seco repetimos o processo para fazer uma segunda camada no ovo, que assim vai ficar um pouco mais espesso e mais fácil de unir as 2 metades.
  8. Depois do chocolate seco na forma, para retirar é virar ao contrario e bater um pouco na mesa até ver que o chocolate começa a descolar, depois é retirar.
  9. Para unir as duas parte e fazer o ovo basta apenas por mais um pouco de chocolate derretido entre as 2 metades e já está.
Notas
Pode-se juntar coisas ao chocolate como frutos secos picados ou rechear o ovo com alguma coisa que queiramos… assim …. como … agora não me lembro de nada mas acho que pode ser qualquer coisa.
Nutrition Information
Serving size:10 Calories:0

Desta fez o mini chef quis fazer um video, e então aqui está ele, espero que gostem e ajude um pouco a perceber melhor como fazer…

Subscreve o nosso canal de youtube aqui.

Para aproveitar o chocolate que sobrou dos ovos fiz uns bombons porque chocolate nunca se estraga :D

 

Share: