Já sei temperar chocolate!

bombons-chocolate-34Temperar chocolate! Essa grande arte e um verdadeiro bicho de 7 cabeças :) e em seguimento como fazer bombons de chocolate recheados e trufas ? :D

Já por aqui tenho feito algumas tentativas de temperar chocolate, fiz uma barra de chocolate, consegui sem querer acertar na temperatura e fazer bem os bombons que publiquei à pouco tempo mas na verdade desconhecia a verdadeira ciência da coisa.
E sim, não só o temperar mas o trabalhar com chocolate é uma verdadeira arte e ciência, que como qualquer outra até não é assim tão complicada uma vez que se perceba a técnica. E foi isso que fui fazer, perceber toda a técnica e ciência do chocolate no workshop de iniciação da Isto Faz-se. E fizemos mesmo e muito bem uns belos bombons recheados com caramelo, com maracujá e uma belas trufas de laranja que estavam assim para lá de deliciosas :) Isto foi no workshop de iniciação ao chocolate que recomendo vivamente a quem queira aprender a trabalhar com chocolate ou apenas quem goste muito de chocolate ( EU EU ).

bombons-chocolate-19

Começamos pela teoria e perceber as bases, bastante importante para saber manusear o chocolate, aprender um pouco da história do Chocolate, perceber e saber diferenciar os variados tipos de chocolate e a sua composição, os métodos de Têmpera e pré-cristalização (muito importante) e rapidamente começamos a por mãos à obra para preparar ganache, bombons e trufas, sem duvida a melhor parte ehehehe!

A primeira coisa a fazer foi aprender a temperar o chocolate preto e branco (pois faz bastante diferença ) e a saber identificar os vários estados porque que passa com as diferentes temperaturas.

bombons-chocolate-1

bombons-chocolate-2

bombons-chocolate-4

bombons-chocolate-6

De seguida fomos fazer a ganache de laranja para as trufas e os recheios dos bombons.

bombons-chocolate-12

bombons-chocolate-13

Fazer ganache é facílimo depois de lhe saber a técnica, acho que depois disto vou ter de corrigir algumas receitas que por aqui tenho feito, não é que tenham saído mal mas poderão ficar muito melhor.

Os bombons sem duvida dão mais trabalho a fazer mas como dizia a nossa formadora Ana Sousa e Silva “nada se compara a comer um bombom acabado de fazer” e como ela estava cheia de razão, um bombom destes só tem uma palavra e é Divinal!

Fomos então a fazer o recheio de maracujá.

bombons-chocolate-9

bombons-chocolate-11

bombons-chocolate-14

E o de caramelo, que já requer alguma técnica

bombons-chocolate-10

bombons-chocolate-15

bombons-chocolate-16

bombons-chocolate-17

Deixamos arrefecer tudo e passamos aos bombons

bombons-chocolate-20

Primeiro é necessário encher as formas, secar, rechear e depois fechar

bombons-chocolate-24

Esta parte requer algum cuidado e técnica

bombons-chocolate-36

bombons-chocolate-30

bombons-chocolate-36

Deixando os bombons a secar passamos para as trufas

bombons-chocolate-32

bombons-chocolate-41

Quanto a mim as trufas ganharam em relação tempo/trabalho/qualidade pois são bem mais fáceis de fazer e ficam igualmente deliciosas. Basta seguir a receita, ou conseguir equilibrar os ingredientes, um pouco de frio, um mergulho na piscina de chocolate outro na piscina de cacau em pó e estão prontinhas e uma delicia :)

bombons-chocolate-50

Ainda houve tempo para fazer umas barras de chocolate

bombons-chocolate-38

bombons-chocolate-39

E no final o grande momento …. desenformar os bombons :D

De chocolate branco

bombons-chocolate-42

De chocolate negro

bombons-chocolate-45

E ficaram assim ….  Simplesmente deliciosos!!  Nham!!!

2428

Um muito obrigado à Isto faz-se por um dia muito bem passado! Adorei :)