Primeira sopa do bebé

Primeira sopa do bebé

A pedido de algumas famílias venho deixar a receita base de sopa para o bebé, segundo a indicação da pediatra, o que deverá ser a primeira sopa do bebé.

A primeira sopa do bebé deve ser apenas um creme de batata, cenoura, um bocadinho muito pequeno de cebola e um fio de azeite.

Ingredientes

2 batatas

2 cenouras

2 fios de 1/4 de uma rodela de cebola

Uma colher de café de azeite

Preparação:

Cozer bem os legumes e triturar tudo até ficar um creme não muito espesso, tendo o cuidado para não deixar nenhum bocadinho mal passado pois o bebé pode engasgar-se, juntar o azeite no final.

A quantidade da sopa do bebé deverá ser indicada pelo pediatra, no meu caso dei 180ml, que ao final de 2 semanas já comia e chorava por mais (literalmente).

A batata pode ser substituída por batata doce que segundo uma nutricionista é mais saudável, no entanto a pediatra aconselhou começar pela batata normal para ele não ficar mal habituado ao doce da sopa e depois rejeitar outros legumes.

Deve depois adicionar-se um legume novo no mínimo a cada 2 dias (que tenha um sabor mais apelativo) que pode ser abóbora, courgette, feijão verde, alface, alho francês.

Depende de bebé para bebé mas as vezes é bem complicado a aceitação da colher, a sopa deve ser sempre dada pela colher mesmo que ele não queira, é preciso resistir à tentação de por a sopa num biberão porque o objectivo aqui é ele comer a sopa pela colher e não apenas sopa. Se ele não comer nada da sopa também não é aconselhável  dar leite logo a seguir, deve esperar-se um pouco para ele não associar que pode não comer porque depois vem o leite.

Por estes lados não foi fácil, a aceitação da colher demorou mais de uma semana, nos primeiros dias ele não abria a boca e chorava, apenas conseguia que comesse 2 ou 3 colheres de sopa (esperava cerca de meia hora e depois dava-lhe leite), o truque aqui é insistir (confesso que já estava a ficar desesperada) mas ao fim de mais ou menos uma semana e meia ele lá começou a abrir bem a boca e a comer a taça toda :)