Bolo merengue de 2 chocolates e amendoa

bolo_merengue_chocolate-8

Neste fim de semana atingimos o lindo numero de 4000 amigos no facebook e para comemorar nada melhor que um bolo merengue de chocolate :)

A todos muito obrigado por estarem desse lado e partilharem o Chocolate a mais. Alem deste bolinho temos também algo para partilhar, mas isso mais à frente que agora vem a receita :)

Resolvi então fazer uma variante do meu classico bolo merengue, acrescentando amêndoa e uma deliciosa cobertura de chocolate branco e negro para criar um bolo merengue de 2 chocolates.

Ingredientes:

4 claras de ovo

200g de açucar

40g de cacau em pó

200g de chocolate branco fondue Casa Grande

100g de chocolate negro fondue Casa Grande

1 lata de leite condensado.

qb Manteiga

qb amêndoa laminada

bolo_merengue_chocolate-1

Preparação:

Bater as claras em castelo e aos poucos misturar o açúcar e o chocolate em pó.

No tabuleiro do forno, sobre uma folha de papel vegetal, desenhar os círculos usando um prato de sobremesa. Divida depois a mistura pelos círculos.

bolo_merengue_chocolate-2

Leve ao forno pré aquecido a 180º durante mais ou menos 25 minutos.

Quando os discos tiverem prontos tire do forno e deixe arrefecer, não tente retira-los do tabuleiro ainda quentes porque vão-se partir.

bolo_merengue_chocolate-4

Enquanto arrefecem prepare a cobertura. Divida o leite condensado por 2 tachos deixando maior quantidade num que noutro. Deixe os 2 em lume brando mexendo sempre e junte depois o chocolate branco no que tem mais leite condensado, o chocolate negro no outro e uma colher de manteiga em cada um. Este chocolate desfaz-se logo e fica uma mistura muito cremosa e fácil de trabalhar no bolo. Enquanto tiver quente espalha-se perfeitamente bem e dá um efeito muito bom ao bolo.

bolo_merengue_chocolate-5

Para enformar o bolo ponha um disco na base, deixe um pouco do chocolate branco para cobrir, depois um pouco de chocolate preto e espalhe algumas amêndoas. Repetir para os seguintes discos.

bolo_merengue_chocolate-6

Eu tinha pensado inicialmente juntar natas no recheio entre os discos, mas não o fiz pois pensei que as tinha no frigorífico e afinal não… Acho que fazem falta para dar corpo ao bolo e quebrar um pouco o doce, por isso se quiserem fazer esta receita experimentem bater natas frias em ponto de chantilly e ponham ali por cima das amêndoas e do chocolate branco ;)

bolo_merengue_chocolate-7

Bons chocolates ;)

bolo_merengue_chocolate-1

Este prato maravilhoso sem o qual o meu bolo não seria a mesma coisa é da Depositário.