Doce de ameixa vermelha

doceDeAmeixa-6

Desde sempre, ou pelo menos que eu me lembre, esta é a altura da minha mãe fazer doce de ameixa vermelha da nossa arvore que todos os anos (mais nuns  do que noutros) nos brinda com estas maravilhosas ameixas vermelhas e que tantas vezes a trepei para as apanhar (e comer).

Chegando a casa com vários baldes cheios de ameixas lá ficava o meu avo  a descascar ameixas e a minha mãe a mexer um panelão enorme. Dava doce para toda a família e arredores! :)

doceDeAmeixa-2

Este ano resolvi trazer uma caixa delas e tirar o pó à maquina de fazer pão. A minha versão do doce é mais moderna e preguiçosa (claro) :)

Ainda não consegui decidir, se dos doces que a minha mãe faz gosto mais deste ou do de tomate, mas e dai… também não preciso :)

Ingredientes:

750g de ameixas vermelhas

750g de açúcar

1 pau de canela

doceDeAmeixa-5

Preparação:

Depois da parte chata de descascar e tirar o caroço a todas as ameixas e tentar não comer quase tudo, pesar e usar depois a mesma quantidade em açúcar.

A minha versão é muito simples, é pegar em tudo, meter na maquina de fazer pão no programa de compotas e esperar, quando terminar é preciso fazer o programa novamente para que fique com a consistência perfeita ;) . A versão da minha mãe (a tradicional) é por tudo numa panela em lume brando e ficar a mexer até ferver e chegar ao ponto desejado. Para verificar o ponto, ao retirar um pouco do doce com uma colher ele deve estar com uma consistência tipo mel. Atenção que ele solidifica sempre um pouco depois de frio por isso quando está quente fica mais liquido.

Depois de pronto dividir por frasquinhos fervidos e fechar bem, vire depois os frascos ao contrario para criar vácuo e ficar melhor conservado.

doceDeAmeixa-4

Este pratinho, que já apresentei aqui antes é da  Depositário uma marca de objectos de cariz simples, feitos por talentosos artesãos portugueses e pequenas indústrias nacionais. Deve por isso, e pelos fantásticos produtos que comercializam receber todo o nosso apoio. Vão lá espreitar e podem também comprar online aqui.