Bolo de Natal de chocolate

Bolo de Natal de chocolate

Este ano como sempre não podia faltar o bolo de Natal de chocolate. Tinha pensado fazer algo completamente diferente mas como correu mal saiu este de “emergencia” e ficou delicioso.

Ele leva então algumas camadas que começa com um bolo de chocolate da bimby, uma mousse de chocolate, um disco de suspiro de chocolate e natas. Ficou assim para o delicioso, porque como usei cacau no bolo base não ficou demasiado doce.

Ingredientes:

Um bolo de chocolate da bimby – Este

1 pacote de natas
2 ovos
2 colheres de sopa de chocolate em pó pantagruel

Para a mousse de chocolate

2 ovos
1 pitada de sal
20g manteiga
60g de chocolate para culinária pantagruel

Bolo-chocolate-1

Preparação:

Começar pelo bolo pois o disco de suspiro precisa de ficar imenso tempo no forno, eu fiz este bolo.

Antes de usar a forma do bolo fazer um circulo em papel vegetal para fazer o disco de suspiro com o tamanho certo.

Bolo-chocolate-8

Para o suspiro bater 2 claras em castelo, juntar depois 2 colheres de chocolate em pó, bater mais um pouco e espalhar depois em forma de circulo na forma previamente desenhada. Levar ao forno pré aquecido a 120º durante mais ou menos 1 hora e deixar depois o suspiro arrefecer dentro do forno.

Bolo-chocolate-5

Preparar entretanto a mousse de chocolate na bimby.

Insira a borboleta e coloque no copo as claras, o sal e bata 2 min/vel 3.5. Retire e reserve (eu gosto mais de bater as claras à moda antiga mesmo …)

Retire a borboleta e coloque no copo as gemas e a manteiga e bata 2 min/ 50º/vel 2, adicione depois o chocolate e derreta 1 min/50º/vel 2.

De seguida bata 1 min/vel 3. Retire e envolva as claras com a ajuda da espátula em movimentos suaves. Leve ao frigorifico e reserve enquanto o suspiro não tiver terminado.

Bolo-chocolate-9

As natas apenas precisam de estar bem frias para ficarem com um aspecto brilhante e consistente. Depois de bater as natas juntar uma colher de sopa de açúcar e bater mais um pouco. Levar ao frigorifico.

Depois do bolo e do suspiro arrefecerem já pode juntar tudo.

Bolo-chocolate-10

Espalhar um pouco de natas por cima do bolo, juntar depois a mousse de chocolate, colocar o suspiro por cima e cobrir com as restantes natas.

Bolo-chocolate-6

Decorar a gosto :)

Eu utilizei m&ms e alguns salpicos dourados, ficava muito giro também com salpicos de chocolate em pó.

Bolo-chocolate-11

E Feliz Natal :D