Bolo de bolacha com natas e leite condensado

10108113_u49yc

Juntei 3 receitas que vi de bolos de bolacha e criei este com 3 camadas 😀

Criei um bolo de bolacha com natas completamente inventado, estava com medo que não ficasse bom, mas parece que afinal safei-me.

 

Ingredientes:

1 lata de leite condensado

3 pacotes de natas frias

6 folhas de gelatina (acho que é um pacote)

Meia barra de chocolate de culinária Pantagruel

2 colheres de sopa de chocolate em pó Pantagruel

2 pacotes de bolachas Maria

Café acabado de fazer

m&ms

 

Preparação:

Mergulhar as folhas de gelatina em agua fria.

Derreter o chocolate num tachinho em lume brando com o fundo coberto de agua (truque aprendido no Masterchefe 🙂 ) e deixar arrefecer.

Pegar nas folhas de gelatina e com pouca agua derreter em lume brando, reservar e deixar arrefecer.

Bater os 3 pacotes de natas até ficarem firmes. Dividir em 3 taças deixando uma com maior quantidade.

Guardar a maior no frigorífico.

 

Misturar metade da gelatina derretida com o leite condensado e depois juntar a uma das partes de natas. Bater bem e guardar no frigorífico.

Na taça de natas que sobrou, misturar o chocolate derretido que entretanto já arrefeceu e bater bem, juntar o chocolate em pó e reserve no frigorífico.

 

Uma vez que a mistura do leite condensado fica um bocado liquida, deixar tudo no frigorífico até que solidifique um bocado.

É preciso ter cuidado para não deixar demasiado tempo porque depois fica muito sólida e é difícil de juntar no bolo (foi o que me aconteceu).

Fazer café forte sem açúcar e deixar arrefecer, senão depois vai desfazer as bolachas.

 

Num prato começar a criar as diversas camadas alternando um creme com as bolachas mergulhadas em café.

Eu usei uma camada de natas no meio que se calhar não devia ter posto pois ficaram demasiado moles (não tinham gelatina). No final acho que acabou por resultar bem pois as natas mistura-se com as bolachas apesar do bolo ter abatido um bocadinho de um lado, penso que o ideial será juntar um pouco da gelatina liquida nas natas.

 

 

Eu fiz as camadas por esta ordem, um pouco das natas no fundo, duas camadas de bolachas por cima, o creme de chocolate, duas camadas de bolachas, meti uma camada de natas (a tal que abateu), duas de bolachas, depois a camada de leite condensado, novamente outra de bolachas e terminei com as natas.

Decorei o bolo com m&ms de amendoim desfeitos e o sabor resultou muito bem.

 

Fiz as camadas de creme sempre separadas por 2 de bolachas, e não este bolo não leva açúcar nenhum, o que me fez depois pensar que não estaria bom, mas acabou por equilibrar os sabores porque a camada de leite condensado fica doce pelo bolo inteiro 😀

 

 


 

Vejam mais no Instagram - @chocolateamais e no Facebook aqui