Boas noticias para todos os gulosos

sobremesas-555-rita-nascimento-6

Depois de nos revelar A vida secreta dos Gelados caseiros a Chef de Pastelaria Rita Nascimento trabalhou imenso para desta vez nos dar um livro de tudo e mais alguma coisa a nível de doces.


No seu novo livro Sobremesas 5-5-5  as receitas tem todas 5 ingredientes, custam 5 euros e demoram mais ou menos 5 minutos a fazer. Claro que quando recebemos o convite para o lançamento do livro foi impossível não dizer logo que sim e quisemos ir lá provar tudo …. bem… não foi tudo porque infelizmente só havia 3 das deliciosas receitas para provar, parece que o  resto vou mesmo ter de ser eu a fazer …. mas também, só demora 5 minutos :D
sobremesas-555-rita-nascimento-2

A apresentação ficou a cargo do Ricardo Martins Pereira que ainda conseguiu fazer uma pannacotta em 5 minutos e depois come-la … nós ficamos só a olhar e a adorar a ideia que vou ter que experimentar :D

O conceito deste novo livro, editado pela ArtePlural,  passa por pegar em receitas clássicas e recriá-las em versões mais rápidas e fáceis, além de igualmente deliciosas! Tem sugestões de doces para emergências gastronómicas, quer seja uma visita inesperada, uma festa improvisada ou até (imagine-se) um ataque de gula!

Quando finalmente comecei a folhear o meu livro ( e que maravilha o cheiro de um livro novo ), apercebi-me que não tem só as receitas que anuncia, mas muito mais do que isso, cada receita de 5 ingredientes tem no final o Dá cá mais 5, que são dicas e técnicas para melhorar ou acrescentar alguma coisa à receita base.

Como no livro anterior existe um primeiro capitulo com toda a teoria dos doces, desde os ingredientes, produtos básicos, técnicas e dicas passando depois às receitas para comer à colher, para comer à fatia e para comer à dentada. Isto tudo inclui Mousses, pudins, sobremesas quentes, tartes, bolos, semifrios, bolachas e biscoitos, barras e bolinhos, trufas e chocolates. Há de tudo para todos os gostos e é sem duvida uma base perfeita de construir e inventar coisas novas com esta referencia.

E agora? Apetece-me fazer aquilo tudo …. aii …