Óleo de Coco

Óleo de Coco

Muito se fala hoje em dia de super alimentos e surgiu todo um dicionário novo em volta deles com nomes estranhos de produtos que devemos adicionar na alimentação, pelas suas propriedades especiais e saudáveis. Vou tentar desmistificar um deles, o Óleo de Coco …

Será que é mesmo bom?

O óleo de coco foi mesmo o primeiro a conquistar-me pois nunca gostei de utilizar óleo na cozinha.

Sempre me fez confusão aquele “copinho” de óleo que se adiciona nos bolos e também não gosto de fritar coisas em azeite, pareceu-me por isso um bom substituto destas gorduras todas e se ainda por cima é saudável melhor.

Na verdade as coisas ficam bem melhor cozinhadas com este fantástico óleo. Ele tem uma textura solida no frasco mas assim que aquece um pouco torna-se liquido. Com um leve aroma a coco ele não deixa a comida a saber a coco, nem a azeite nem a óleo, é perfeito.

O óleo de coco é por isso o primeiro nesta nova série de posts que vou fazer sobre novos ingredientes (pelo menos para mim) para tentar clarificar um pouco a coisa.

oleo-de-coco-21

Mas… e é saudável?

Dizem que sim! Ele está cheio de beneficios para a saúde, tem propriedades antioxidantes, ajuda a reduzir o mau colesterol, dizem que ajuda em processos de emagrecimento, melhora o sistema imunológico e regula a função intestinal e o nível de fadiga.

Ele tem ainda uma outra utilização que após ler na net resolvi experimentar meio a medo mas os resultados não podiam ser melhores. Ele serve também de hidratante. É um poderoso hidratante para a pele e cabelo. Deixa a pele muito macia sem ficar gordurosa e nos lábios é melhor que qualquer baton. No cabelo serve como mascara hidratante, espalhando um pouco nas pontas e deixando actuar toda a noite nota-se uma verdadeira diferença a nível de brilho e suavidade.

É por isso um produto recomendado ;)