Bolo merengue de chocolate com natas e morangos

Bolo merengue de chocolate com natas e morangos

Para mim não há melhor bolo que um bolo de chocolate em merengue!! Fica leve, delicioso, crocante, cremoso, giro, saboroso … e o melhor…  é muito simples de fazer.

Com base nesta receita alterei algumas coisinhas e criei este Bolo merengue de chocolate com natas e morangos que ficou uma coisa que eu nem tenho palavras para descrever de tão bom!

boloMerengueMorango-6

Ingredientes:

8 claras de ovo
400g de açúcar
60g de cacau em pó Pantagruel
400ml de natas frias
1 colher de sopa de açúcar
1 barra de chocolate de culinária Pantagruel
Morangos

Preparação:

Aquecer o forno a 150º.

Bater as claras em castelo e depois misturar aos poucos o açúcar e o cacau em pó, bater bem para não se notar os grãos de açúcar nas claras.

boloMerengueMorango-2

boloMerengueMorango-1

Em tabuleiros ou pratos que possam ir ao forno, por os círculos de claras, atenção que ainda vão crescer um bocado por isso fazer um pouco mais pequenos do que aquilo que se pretende.

Forre com papel vegetal, pode utilizar um prato ou qualquer outra coisa redonda para desenhar um circulo e garantir que ficam todos do mesmo tamanho, divida a mistura de claras pelos círculos.

Vai ao forno durante cerca de 1 hora.

boloMerengueMorango-3

Enquanto os círculos de claras estão no forno, bater as natas frias até ficarem bem firmes juntar depois uma colher de sopa de açúcar. Guardar as natas batidas no frigorífico até serem utilizadas no bolo para não derreter.

Corte os morangos em pedacinhos muito pequenos deixando alguns inteiros para decorar.

Deixe arrefecer os discos de merengue e descole do papel.

Num tachinho leve ao lume a barra de chocolate a derreter num pouco de agua (o suficiente para tapar o fundo do tacho) .

boloMerengueMorango-4

Num prato comece com um pouco de natas, um disco de merengue em cima, cobrir o disco com natas, espalhar morangos por toda a base e espalhar um pouco de chocolate derretido por cima, depois novamente natas e os morangos aos pedacinhos por cima e depois o chocolate. Alterne as camadas a terminar em natas.

Levar ao frio, para não derreter e porque fica mesmo muito melhor fresco :)

boloMerengueMorango-5