Almofadinhas de atum em massa folhada

Almofadinhas de atum em massa folhada

Não é segredo para quem segue este blog que adoro cozinhar com atum. Em mais uma tentativa de reinventar uma forma de cozinhar atum resolvi tentar esta combinação que me parece perfeita :) Almofadinhas de atum em massa folhada, com legumes e claro cheia de queijo!!

Ingredientes:

2 latas de atum
1 cebola
1/2 pimento
1 tomate
1 cenoura
queijo ralado
vinho branco
massa folhada

Preparação:

folhadosAtum-2

Fazer um refogado em azeite com a cebola e o pimento picados, deixar alourar e juntar depois o tomate e a cenoura aos quadradinhos, regar com vinho branco e juntar por fim o atum, deixar cozinhar um pouco e depois retirar do lume.

folhadosAtum-3

Deixar arrefecer a mistura de atum, pois se for quente para a massa folhada, esta vai derreter e não conseguimos depois enrolar para fazer a almofadinha.

folhadosAtum-4

Num quadrado de massa folhada por um pouco da mistura de atum, e aproveitando que tinha um resto de queijo ralado (e queijo fica sempre bem em tudo) usei também um pouco por cima. Embrulhar e tentar colar todos os pedaços.

folhadosAtum-5

Se a mistura de atum ainda estiver um pouco quente possivelmente já não vamos conseguir pegar na almofadinha sem que fique toda partida, por isso é melhor fazer isto logo no tabuleiro que vai ao forno.

Levar ao forno pré aquecido a 180º e deixar até que a massa fique dourada e com bom aspecto.

Eu não usei, mas acho que ficaria com melhor aspecto se as almofadinhas fossem pinceladas com gema de ovo por cima.

folhadosAtum-6