Numa taça junte as farinhas com o açucar, a canela, a erva doce e misture.
Leve ao lume o leite com a estrela de anis até ficar morno.
Retire a estrela de anis, separe um pouco do leite morno para uma chávena e junte o fermento de padeiro. Este procedimento vai activar o fermento.
Bater os 2 ovos numa taça e juntar às farinhas
Em seguida juntar também o leite, o leite com o fermento, a agua o sumo da laranja e as raspas de laranja e a manteiga amolecida. Juntar uma pitada de sal
Amassar a massa até ficar consistente. Pode ser à mão, numa batedeira ou robot de cozinha.
Deixar a massa repousar e levedar durante algumas horas, cerca de 3 ou 4 horas deverá ser suficiente para aumetar um pouco o volume.
Numa superficie lisa, eu usei papel vegetal, espalhar um pouco de fainha e esticar a massa em forma de um rectangulo. Espalhar um pouco de açucar amarelo, canela e cacau cru.
Dobrar a massa pelo lado maior como está na imagem e voltar a cobrir com um pouco de açucar amarelo, canela e cacau cru.
Dobrar as pontas maiores até ao centro como mostra a imagem e voltar a cobrir com um pouco de açucar amarelo, canela e cacau cru.
Enrrolar como se fosse uma torta e fazer um caracol.
Por com o papel vegetal o rolo com a forma do caracol virada para cima e espalhar mais um pouco de açucar e canela por cima. Levar ao forno pré aquecido 180º
Deixar cerca de 45m ou 1h atéque comece a crescer e a ficar cozido. Nessa altura pincelar toda a parte de cima com o mel e a canela para que fique caramelizado.