Gratinado de tamboril com brócolos

Esta receita de gratinado de tamboril com brócolos pareceu-me muito bem, aqui estão os ingredientes originais, eu depois fiz umas alterações…

 

IMG_0781.jpg

 

Ingredientes:

250 g de lombos de tamboril

1 l de leite

1 colher de sopa de caril em pó (não usei)

150 g de miolo de camarão

50 g de Vaqueiro

100 g de cebola picada

50 g de farinha

coco ralado (não usei)

300 g de brócolos

água

vinagre

sal

 

Preparação:

 

Ligue o forno a 180 °C.

Separe os brócolos e coloque-os de molho em água com um pouco de vinagre e leve um tacho ao lume com água temperada com sal.

Quando ferver, introduza os brócolos previamente passados por água e deixe cozer, destapados para não escurecerem.

 

 

Leve os lombos de tamboril a ferver no leite com o caril durante 10 minutos. (Não gosto de caril por isso não usei) Junte os camarões e retire do lume assim que o leite retomar fervura.

 

 

Entretanto, derreta a Vaqueiro num tacho, junte a cebola picada e deixe alourar. Adicione a farinha, mexa e junte o leite da cozedura do tamboril, previamente coado. Deixe engrossar, mexendo de vez em quando.  Aqui usei leite de soja mas como não tinha um pacote de leite completo acho que ficou um pouco grosso demais…

 

Escorra os brócolos e espalhe-os sobre um tabuleiro untado com Vaqueiro. Por cima disponha os lombos de tamboril e os camarões.

 

 

Regue com o molho e leve ao forno. Passados 10 minutos, polvilhe com coco ralado e deixe gratinar. Como não tinha coco usei queijo ralado, o molho como ficou grosso demais não tinha grande aspecto e tive de o cobrir com o queijo senão o gajo não lhe tocava :)

 

 

Mas ficou muito bom mesmo